PROGRAMAS PEDAGÓGICOS

PRÉ-TÉNIS: 3 ANOS

O programa Pré-Ténis: 3 anos é um programa de psicomotricidade que tem como principal objectivo o desenvolvimento das habilidades coordentivas das crianças, tais como, arremessar, agarrar, direccionar, transportar, bater ou transportar, e das capacidades coordenativas, nomeadamente, o equilíbrio, orientação espacial, reacção e agilidade. A variedade de estímulos permite que a criança desenvolva a sua lateralidade e a coordenação óculo-manual.
A raquete e a bola estarão sempre presentes nas aulas e os jogos adquirem um carácter lúdico. A criança aprende as regras dos jogos e a conviver com o sucesso e o insucesso na realização das tarefas da aula. Os aspectos de ordem técnica, nesta etapa, têm pouca incidência. As aulas têm a duração de 30 minutos. Para além das competências pessoais e sociais enunciadas no menu Objectivos e Competências, no final do ano lectivo a criança deverá conseguir:

• conhecer e cumprir as regras dos jogos e exercícios;
  • segurar na raquete de forma correcta;
  • orientar as cordas no plano correcto;
  • ter noção dos limites do campo e noção do conceito "dentro" e "fora";
  • realizar jogos de cooperação e oposição simples com o professor e colegas com raquete e com bola;
  • maior desenvolvimento das habilidades e capacidades coordenativas.

MINI-TÉNIS: 4-5 ANOS

No programa Mini-Ténis: 4-5 anos, os jogos e exercícios adquirem uma complexidade maior em relação ao programa anterior, permitindo que a criança desenvolva as suas habilidades e capacidades coordenativas.
Para além das competências pessoais e sociais enunciadas no menu Objectivos e Competências, no final desta etapa o aluno deverá conseguir:

• conhecer e cumprir as regras dos jogos e exercícios;
  • diferenciar o jogo de oposição do jogo de cooperação;
  • conhecer as regras simplificadas da modalidade (noção de "bola dentro" e "bola fora", formas de ganhar um ponto, pontuação simplificada);
  • ter presente a noção de "pega";
  • conhecer e executar a posição de atenção;
  • controlar o ponto de impacto;
  • percepção da trajectória da bola;
  • conhecer o nome e executar de forma simplificada as principais pancadas (direita, esquerda, volley, serviço e smash);
  • realizar jogos de cooperação e oposição com o colega, sem rede, e com ressalto da bola no chão;
  • realizar jogos de cooperação com o professor no campo e por cima da rede, com as regras da modalidade;

MINI-TÉNIS: 1º CICLO

No programa Mini-Ténis: 1º ciclo há uma maior incidência em jogos de oposição entre colegas por cima da rede e no campo.

• Conhecer as regras do jogo de Ténis;
  • Ter presente a noção de pega;
  • Executar a posição de atenção;
  • Controlar o ponto de impacto;
  • Dominar a técnica das principais pancadas (direita, esquerda, serviço, volley e smash);
  • Aplicar em situação de jogo as principais pancadas;
  • Ter uma percepção da trajectória da bola mais apurada;
  • Realizar jogos de oposição e cooperação com os colegas e professor por cima da rede, com as regras da modalidade.

O Mini-Ténis vai à Escola

minitenisnaescola@gmail.com